top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

'Shithole': nova, estranha realidade para imigrantes nos EUA



Mesmo que uma parcela dos americanos não entenda seu país dessa forma, os Estados Unidos são uma nação formada por imigrantes. Exatamente como o Brasil e todos os outros países das Américas, não por acaso conhecidas como o 'Novo Mundo'.


O fato é que não há ninguém nestes países que não tenha origem em outra parte do planeta - nem mesmo os indígenas, descendentes de migrantes que também vieram de outros continentes. Quando essa realidade é menosprezada abertamente pelo próprio presidente do país, crescem o desconforto e o constrangimento tanto dos milhões de imigrantes que vivem nos EUA quanto dos americanos nativos que não compactuam com pontos de vista discriminatórios.


Para quem é estrangeiro e vive nos EUA, o problema crescente é a percepção de que também existem americanos que concordam com os abusos verbais de seu presidente. E não são poucos, já que ele venceu a eleição.


O último episódio foi marcado pelo uso da palavra 'shithole', para descrever alguns países de onde Trump entende que os EUA não deveriam receber imigrantes. Segundo relatos, o presidente americano teria dito que preferiria receber imigrantes da Noruega, comentário que rapidamente virou objeto de um questionamento factual e jocoso pelo diário britânico The Guardian: segundo o jornal, o número de americanos que imigram para a Noruega é superior ao de noruegueses que optam por viver nos EUA.


A palavra utilizada por Trump também mereceu atenção mundial em grande medida porque poucos souberam traduzi-la corretamente para outras linguas. 'Shithole', ao pé da letra, significa um buraco de fezes. A expressão é usada quando se quer descrever uma fossa, ou seja, um buraco na terra utilizado como toilete em lugares onde não há saneamento básico. Usada para descrever países, não há como interpretar de outra forma que não uma generalização ofensiva e, sim, racista.


A matéria no link abaixo, também publicada pelo The Guardian (em inglês), traz reações aos comentários de Donald Trump:

https://www.theguardian.com/us-news/2018/jan/12/unkind-divisive-elitist-international-outcry-over-trumps-shithole-countries-remark


7 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page