top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Governo canadense deixa estudantes internacionais sem apoio por Covid-19


Há pelo menos uma década, o Canadá é o país mais procurado por brasileiros que optam por estudar no exterior. Agora, esses planos podem ser prejudicados por uma decisão do governo canadense, que exclui estudantes internacionais de um esquema de apoio financeiro devido à pandemia do coronavirus.


O apoio aprovado pelo parlamento canadense libera Can$ 1.250 mensais de maio a agosto para estudantes de cursos universitários ou equivalentes, mas apenas para cidadãos canadenses. Para estudantes internacionais, que geralmente tem autorização para trabalhar em meio período para ajudar a custear os estudos, ficar de fora desse apoio pode inviabilizar a permanência no Canadá. Muitos dos empregos antes disponíveis para esses estudantes, especialmente durante o verão no hemisfério norte, desapareceram em função das paralisações causadas pelo novo coronavirus.


É comum entre brasileiros que estudam no Canadá a tentativa de permanecer no país uma vez concluído o curso. O esquema é conhecido das autoridades canadenses, envolve estrangeiros de outras origens e é visto como forma de atrair imigrantes qualificados para o país. Sem empregos e sem o apoio governamental liberado apenas para canadenses, as instituições de ensino do Canadá já projetam uma queda no número de estudantes estrangeiros.


A presença dos estrangeiros tem impacto significativo nas contas das entidades educacionais do Canadá, e a perda dessas receitas já é vista com preocupação por instituições de ensino superior. Em 2019, mais de 488 mil estrangeiros estudavam no país, total que cresceu 13% sobre o ano anterior e 95% se comparado com 2014. Enquanto os cidadãos canadenses pagam valores subsidiados, estrangeiros pagam tarifas integrais, que em geral variam entre o dobro e o triplo do custo para os canadenses, dependendo do curso escolhido.


Até 2019, o Brasil era o sexto colocado etre os países de origem dos estudantes estrangeiros no Canadá. A decisão de não liberar apoio financeiro para estrangeiros foi abordada pelo site The Pie News, dedicado a profissionais que atuam na educação internacional no Canadá.


The Pie News (em inglês) Canada’s international students ‘left out’ of support package https://thepienews.com/news/canada-international-students-support/

Mais sobre o tema em Caminhos Globais

Mais de 10 mil brasileiros escolheram o Canadá para estudar em 2019

25 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page