RECEBA NOSSAS INFORMAÇÕES
POR E-MAIL ou WHATSAPP
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Google+ Icon

ADHEMAR ALTIERI nasceu na capital paulista e deixou o Brasil com a família em 1967, aos 11 anos, para viver em Boston. Em 1971 a família se mudou para Toronto, no Canadá, onde ele se formou em Jornalismo no Humber College. Casou-se com a canadense Sandra em 1981 e retornou ao Brasil, porque queria acompanhar de perto, como jornalista, o fim do regime militar. Foi repórter da Rede Globo e diretor de jornalismo da Rádio Eldorado, do jornal O Estado de S. Paulo.

Em 1987, recebeu bolsa da Atlantic Foundation e se mudou para Chicago, onde concluiu o mestrado em jornalismo pela Northwestern University, uma das principais escolas de jornalismo do mundo. Lá, foi reconhecido pelo corpo docente com o Harrington Memorial Award, centenária premiação acadêmica para jornalistas dos EUA.

De volta ao Brasil em 1988, elaborou o projeto jornalístico que implantou telejornais ancorados no SBT e tornou-se diretor de telejornais regionais da rede, onde organizou a cobertura da primeira eleição presidencial direta após o regime militar, em 1989. No ano seguinte voltou a Toronto, para a equipe do principal telejornal do país, o CTV National News. De lá, transferiu-se para a rede pública CBC, onde foi editor de internacional e editor-chefe de telejornais do canal global de notícias Newsworld International.

No Canadá, criou e foi o primeiro presidente eleito do BrasilNet, associação de profissionais e empreendedores brasileiros atuando fora do Brasil. O BrasilNet surgiu durante a onda de imigração brasileira após a implantação do Plano Collor, que congelou recursos e desorganizou a economia. A falta de preparo da maioria dos imigrantes brasileiros era o principal foco da entidade, que orientava sobre como se conduzir fora do Brasil para ter sucesso. O BrasilNet foi reconhecido pelo governo da província de Ontario como de utilidade pública, pelos serviços prestados em apoio à emergente comunidade brasileira.

Altieri retornou ao Brasil em 1997 e reassumiu a direção de jornalismo da Rádio Eldorado, onde permaneceu até 2001. Nesse período, a emissora conquistou 14 prêmios, incluindo todos os principais disponíveis para o rádiojornalismo no Brasil. Deixou a Eldorado após criar a MediaLink Comunicação, empresa que dirige até hoje.

Pela MediaLink, criou a primeira emissora dedicada ao 'Classic Rock' no Brasil, a KISS-FM, reconhecida em 2002 com o Premio Marketing Best da Fundação Getúlio Vargas pelo sucesso de seu lançamento. Por 10 anos, foi correspondente no Brasil da CBS News, principal rede jornalística dos Estados Unidos, da CBC canadense e comentarista do BBC World Service.

Com a MediaLink, concentrou-se na comunicação corporativa, sendo diretor de comunicação do Instituto de Hospitalidade, em Salvador; da Amcham-Brasil, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil, em São Paulo; e da UNICA, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, onde atuou por sete anos. É também conselheiro da Agencia de Notícias da Aids e da escola de negócios AIC - Americas International College

Seus filhos Matthew Alexander e Jacqueline Maria nasceram em Toronto e tem dupla cidadania, canadense e brasileira. Suas três irmãs e um irmão vivem no Canadá com seus filhos e netos. Seus pais, José e Loretta Altieri, se aposentaram no Canadá e estão sepultados em solo canadense.

 

  • Caminhos Globais
  • Caminhos Globais
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon