top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Mais de 10 mil brasileiros escolheram o Canadá para estudar em 2019



O Canadá recebeu mais de 400 mil novos estudantes estrangeiros em 2019 e desse total, 10.270 são brasileiros. O número se refere apenas aos estudantes que entraram no Canadá em 2019 e não inclui aqueles que iniciaram seus estudos antes de 2019 e continuam no país. Isto significa que o total de estudantes estrangeiros em instituições canadenses de ensino é ainda maior do que os 400 mil que chegaram em 2019.


O Brasil aparece em sexto lugar entre os países de origem dos estudantes que optaram pelo Canadá. O total de brasileiros entrando no país para estudar era de 6.350 em 2015 e vem subindo a cada ano. Em primeiro lugar está a Índia, respondendo por 35% dos estudantes estrangeiros que chegaram no Canadá em 2019, com 139.740.


O governo e as instituições de ensino canadenses vêm investindo há anos para atrair estudantes estrangeiros e os esforços em diversos países, inclusive o Brasil, são bastante visíveis e bem divulgados. Existem eventos anuais nas principais cidades brasileiras com participação de diversas instituições canadenses e também iniciativas individuais das principais escolas, que em alguns casos mantém representantes permanentes no Brasil e em outros países.


A atração de estrangeiros para seu sistema educacional gera uma série de benefícios para o Canadá. O ensino superior no país é subsidiado para cidadãos canadenses e imigrantes legalizados, mas estrangeiros pagam o valor integral, que pode chegar ao triplo do custo para canadenses e residentes. Ao estimular a vinda de estrangeiros, as escolas canadenses ajudam a financiar suas atividades exigindo menos recursos governamentais.


Entre brasileiros, o Canadá começou a surgir como alternativa por causa do custo inferior ao de universidades nos Estados Unidos. Além do custo, a qualidade do ensino no Canadá não é inferior à das instituições americanas que, em muitos casos, cobram também em função da 'grife', do nome de peso internacional de algumas universidades. Desde 2017, o número de brasileiros estudando no Canadá é superior ao de brasileiros nos EUA.


Estudar em outro país também serve como teste para quem pensa em viver em outro país. É uma oportunidade de conhecer de perto a realidade do país, evitando a decisão de imigrar apenas com base em conversas ou informações oficiais, fornecidas por governos, que nem sempre oferecem tudo o que é preciso saber antes de viajar em definitivo.


Abaixo, dois relatos em inglês apresentam um contraste que ajuda a entender por que a presença de estudantes estrangeiros vem crescendo no Canadá. Primeiro, a estratégia do governo canadense para a atração de estudantes internacionais. Na sequência, matéria da rede de televisão Global News de 2019, mostrando o impacto da presença de estudantes estrangeiros na economia do país: mais de $15 bilhões de dólares canadenses por ano e 170 mil empregos mantidos, efeitos superiores aos das exportações de peças para automóveis, aviões e madeira.





12 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page