top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Imigrantes ilegais mais perto de obter carteira de motorista em Massachusetts, EUA



No estado americano que abriga o maior número de imigrantes brasileiros, está avançando no legislativo estadual uma proposta que vai permitir que imigrantes ilegais consigam obter a carteira de motorista. A proposta foi aprovada no comitê de transportes estadual por 14 votos a 4, com a maioria de deputados democratas apoiando a medida e a minoria de republicanos votando contra.


Conseguir a habilitação para dirigir é uma entre inúmeras dificuldades que o imigrante ilegal nos EUA enfrenta. Em Massachusetts, a nova lei vem recebendo apoio do Brazilian Worker Center, um centro comunitário que apoia brasileiros na região. Segundo o governo dos Estados Unidos, mais de 370 mil brasileiros vivem em Massachusetts, a maioria deles na região de Boston, principal cidade do estado.


Os deputados que defendem a medida argumentam que muitos ilegais estão no país há vários anos, contribuem para a economia da região e provavelmente vão dirigir mesmo sem habilitação. Esses deputados entendem que é melhor regularizar a situação desses motoristas, permitindo que usem qualquer documento que inclua uma foto do portador para conseguir a habilitação, como o passaporte, mesmo que seja de outro país.


Se a medida for aprovada pela assembléia legislativa, Massachusetts será o 16o. estado americano que decide liberar a carteira de motorista para imigrantes ilegais. O assunto recebeu cobertura de diversos veículos de Massachusetts. Confira abaixo matérias do Taunton Gazette e do The Daily Free Press, publicação dos estudantes da Boston University, ambas em inglês.



17 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page