Golpistas estão tentando extorquir estudantes internacionais no Canadá, se identificando como representantes do departamento federal que cuida de imigração, refugiados e cidadania (IRCC - Immigration, Refugee and Citizenship Canada). Os contatos são feitos por telefone.
Em nota oficial, o IRCC informa que estudantes já foram procurados em diversas províncias canadenses. Os criminosos se apresentam como funcionários do IRCC e dizem que os estudantes correm o risco de ser presos e deportados do Canadá se não contratarem um advogado especializado em imigração.
O número de brasileiros optando por estudar no Canadá cresceu muito nos últimos anos. Os dados mais recentes, de 2015, apontam que mais de 7 mil brasileiros estavam estudando em instituições canadenses. Naquele ano, o Brasil já era o décimo país que mais exportava estudantes para o Canadá, e o primeiro da América Latina.
Segundo o governo canadense, existem casos em que estudantes transferiram quantias elevadas - "milhares de dólares" segundo a nota oficial, acreditando que estavam contratando um advogado.
Confira a íntegra da nota oficial do governo canadense, em inglês:
https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/notices/scam-international-students.html
Comments