top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Cresce 43% número de brasileiros em Portugal: já são mais de 150 mil



Portugal vem sendo um dos países mais procurados por brasileiros que desejam viver em outro país. O número de brasileiros no país cresceu fortemente em 2019 e agora passa de 150 mil. Esse total não inclui brasileiros que permanecem ilegalmente no país, o que significa que o verdadeiro total é maior.


O crescimento rápido da presença brasileira em Portugal vem produzindo consequências positivas e negativas. Do lado positivo, o fluxo de imigrantes brasileiros atende a uma necessidade de Portugal, que busca ativamente imigrantes para sustentar o crescimento economico do país. Nesse sentido, os brasileiros são os que mais imigram para Portugal e já formam a principal comunidade estrangeira no país.


Do lado negativo, são frequentes os registros do que muitos consideram 'choques culturais' entre brasileiros e portugueses, particularmente envolvendo hábitos diferentes e expectativas dos brasileiros sobre a vida em Portugal, nem sempre atendidas.


O fluxo crescente de brasileiros para Portugal foi registrado em matéria da Revista Veja, e algumas dificuldades estão em matéria mais antiga, de 2018, do site Infomoney:



12 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page