top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Coronavirus e os brasileiros na China: planejar para evitar surpresas



O surgimento do Coronavirus, o crescimento no número de mortes e a expansão para além da China, onde o vírus surgiu, é um dos temas dominantes do noticiário em praticamente qualquer parte do mundo. No Brasil, muito destaque vem sendo dado aos brasileiros que vivem na China, especialmente porque vários vem sendo impedidos pelas autoridades chinesas de regressar ao Brasil.


O significado desses acontecimentos para brasileiros que consideram a hipótese de imigrar para outro país é de extrema importância e diz respeito à ampla 'lição de casa' que citamos com frequência, que deve acontecer antes de qualquer movimentação para outra parte do mundo. Quando o assunto é a China, a informação prévia, muito antes de subir no avião, é ainda mais fundamental.


Os relatos de dificuldades e restrições enfrentados por brasileiros, especialmente na cidade de Wuhan, onde surgiu o coronavirus, servem de alerta. A China está frequentemente na mídia, quase sempre devido aos aspectos positivos: Crescimento econômico acelerado e avanços tecnológicos costumam dominar as notícias que vem daquele país. O regime autoritário, o controle minucioso sobre a vida das pessoas e o fato de a China passar longe de ser uma democracia, em geral, recebem menos atenção.


Segundo a embaixada brasileira em Pequim, quase mil brasileiros viviam na China em 2019. As dificuldades relatadas agora pelos que querem deixar a China devido ao coronavirus deixam dúvidas: será que se informaram sobre as limitações que enfrentariam antes de embarcar, ou foram imaginando que teriam as mesmas liberdades individuais que tem no Brasil ou em outras partes do mundo?


Abaixo, matérias da Revista Exame e do portal UOL com relatos de brasileiros vivendo na China sobre a situação no país e as restrições que estão enfrentando:




9 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page