top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

México recusa brasileiros por falta de comprovação de turismo



Em dezembro de 2019, diversos veículos no Brasil e no mundo noticiaram o aumento vertiginoso no número de brasileiros detidos na divisa dos Estados Unidos com o México, tentando entrar nos EUA ilegalmente. O Caminhos Globais registrou o assunto aqui:



Agora, o México começa a recusar entrada no país a brasileiros que não conseguem comprovar que pretendem fazer turismo no país. Autoridades diplomáticas brasileiras publicaram um aviso detalhado em redes sociais, informando que o problema é real e afeta principalmente brasileiros com documentação irregular e sem passagem de volta ao Brasil, ou para outro destino após a visita ao México.


A diplomacia brasileira não afirma isso com clareza em seu comunicado, mas outras fontes diplomáticas consultadas pelo Caminhos Globais confirmam que a atitude mexicana reflete o forte crescimento na chegada de brasileiros ao país que se apresentam como turistas, mas na verdade pretendem buscar formas de atravessar a fronteira com os EUA ilegalmente - sem visto ou documentação que permita o acesso aos Estados Unidos regularmente.


Em setembro de 2018, o governo dos EUA anunciou que pretendia destinar recursos ao México para financiar as viagens de volta aos países de origem de imigrantes que entram no país irregularmente. A recusa de brasileiros que chegam ao México, assunto em matéria do Portal G1, pode ser consequência dessa medida do governo americano. Abaixo links para as duas matérias - G1 sobre a recusa de brasileiros e New York Times, sobre os recursos enviados ao México para a deportação de imigrantes irregulares:



6 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page