Caminhos Globais

1 de mar de 20201 min

Brasileiros na Suíça menos saudáveis que no Brasil? É científico...

Atualizado: 2 de mar de 2020

Brasileiros residentes na Suíça estão mais gordos, não fazem exercício físico, apresentam mais doenças crônicas como diabetes, pressão arterial alta e depressão. São dados surpreendentes que aparecem em um estudo realizado pela geneticista Viviane Anastácio, para a tese de Doutorado em Genética que ela está concluindo pela Universidade de Liverpool/St. Mary’s, na Inglaterra.

Ela se diz alarmada com o que descobriu, mas aponta também um dado positivo: os brasileiros que migraram para a Suíça fumam menos. A pesquisa compara a situação dos brasileiros na Suíça em relação a dois genes desfavoráveis a fazer dieta: o receptor de leptina e o FTO. Os hábitos do suíço à mesa são comedidos e, segundo a pesquisadora, ele “praticamente come em pires”, de tão pouco que consome em um almoço, por exemplo. Uma variante genética dos brasileiros está relacionada ao controle da saciedade, o que leva o brasileiro a comer mais, comparativamente ao suíço.

A pesquisa foi divulgada em detalhes no site em língua portuguesa do serviço internacional da Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão (SRG SSR).

https://www.swissinfo.ch/por/sa%C3%BAde_brasileiros-na-su%C3%AD%C3%A7a-apresentam-sa%C3%BAde-mais-debilitada/45534512

    170
    2