top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Brasileiros na Suíça menos saudáveis que no Brasil? É científico...

Atualizado: 2 de mar. de 2020



Brasileiros residentes na Suíça estão mais gordos, não fazem exercício físico, apresentam mais doenças crônicas como diabetes, pressão arterial alta e depressão. São dados surpreendentes que aparecem em um estudo realizado pela geneticista Viviane Anastácio, para a tese de Doutorado em Genética que ela está concluindo pela Universidade de Liverpool/St. Mary’s, na Inglaterra.


Ela se diz alarmada com o que descobriu, mas aponta também um dado positivo: os brasileiros que migraram para a Suíça fumam menos. A pesquisa compara a situação dos brasileiros na Suíça em relação a dois genes desfavoráveis a fazer dieta: o receptor de leptina e o FTO. Os hábitos do suíço à mesa são comedidos e, segundo a pesquisadora, ele “praticamente come em pires”, de tão pouco que consome em um almoço, por exemplo. Uma variante genética dos brasileiros está relacionada ao controle da saciedade, o que leva o brasileiro a comer mais, comparativamente ao suíço.


A pesquisa foi divulgada em detalhes no site em língua portuguesa do serviço internacional da Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão (SRG SSR).


17 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page