top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Viver fora com renda do Brasil: Tendência visível em Portugal

A crise econômica que impactou o Brasil a partir de 2014 e ainda afeta a vida no país em várias frentes, gerou um aumento acentuado no número de brasileiros buscando viver em outros países. O total de saídas definitivas de brasileiros bateu recorde em 2017 e novamente em 2018.



Com essa onda, surgiu uma tendência que cresce e marca presença principalmente entre os brasileiros que escolheram Portugal - os 'zucas', como dizem os portugueses, encurtando a palavra brazuca: viver no exterior com renda de negócios mantidos no Brasil. São pessoas que se mudam, compram imóveis e até podem se estabelecer no outro país, mas não necessariamente dependem de encontrar emprego para se manter pois vivem, principalmente, com dinheiro que vem do Brasil.


Em Portugal, os brasileiros já são um em cada cinco estrangeiros residindo o país e entre os 'zucas', os que se vão dessa forma são parcela crescente e perceptível, como mostra série de matérias publicadas pelo Portal Terra, que também mostra um pouco da rotina de brasileiros que enfrentam dificuldades no novo país:





6 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page