top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

"Nós passamos pelo México, todo mundo faz, né?"



Assim se manifestou um dos 130 brasileiros a bordo de mais um vôo fretado para trazer deportados dos Estados Unidos que aterrisou em Belo Horizonte no dia 07 de fevereiro. É algo que pode se transformar em uma triste rotina, devido ao endurecimento da legislação americana contra a imigração ilegal e ao número recorde de brasileiros que vem sendo detidos, tentando entrar irregularmente nos EUA pela fronteira com o México.


Essa prática já gerou uma reação também no México, que vem dificultando a entrada de brasileiros que não conseguirem comprovar que pretendem fazer turismo. Voos desse tipo para 'devolver' brasileiros detidos nos EUA não aconteciam desde 2006, mas foram retomados no final de 2019 com a cooperação do governo brasileiro.


O assunto reforça a necessidade de examinar todas as hipóteses e consequências antes de partir para tentar a vida em outro país, especialmente quando a decisão envolve a ida irregular, sem documentação e preparativos adequados. A falta de planejamento é vista por líderes comunitários brasileiros em diversos países como o principal fator negativo para que a imigração de brasileiros seja bem sucedida.


Os voos de deportados dos EUA de volta para o Brasil tem sido destaque na mídia brasileira e internacional. Abaixo, matérias dos portais G1 e R7, e dos sites Vox e Yahoo News, em inglês.





19 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page