As mudanças profundas no mercado de trabalho, causadas por disrupções que muitas vezes tornam obsoletas profissões que pareciam seguras, também abrem portas para quem tem o empreendedorismo nas veias. Para muitos, procurar emprego da forma tradicional é uma solução cada vez mais distante, não apenas no Brasil.
Aos poucos, surgem em diversas partes do mundo casos de brasileiros que levaram empreendimentos bem sucedidos no Brasil para outros países. E mesmo enfrentando dificuldades na transição, conseguem bons resultados.
Em 2017, os ceramistas Gabi Neves e Alex Hell encerraram uma fábrica bem sucedida em São Paulo, que atendia alguns dos restaurantes mais famosos do país com peças personalizadas. O negócio foi transferido para Portugal, acabou sendo ampliado para produzir também porcelanas customizadas, e hoje tem entre seus clientes restaurantes famosos da Europa. Um deles é o atual primeiro colocado no badalado Guia Michelin de melhores restaurantes do mundo, o Mirazur, na França. Outro é o Asador Etxebarri, no País Vasco, terceiro no mundo pelo guia Michelin em 2019.
A trajetória do casal de artistas está em matéria produzida pela Folhapress e publicada pela revista Seleções:
Comentários