top of page
Buscar
  • Foto do escritorCaminhos Globais

Covid-19 complica situação de imigrantes brasileiros pelo mundo

Atualizado: 10 de jul. de 2023



A chegada da pandemia do coronavirus pegou muitos imigrantes brasileiros de surpresa, especialmente aqueles que viajaram no início da crise de saúde e permanecem em outros países ilegalmente, sem documentação adequada para estar no país. Em muitos casos, estar em outro país dessa forma significa ficar de fora de programas de auxílio criados para enfrentar a pandemia nesses países. O acesso a qualquer apoio do governo brasileiro para retornar ao país, na maioria das tentativas, também é negado.


Inúmeros relatos nos últimos dias detalham dificuldades para esses brasileiros, a ponto de em diversos países alguns terem perdido a condição de pagar aluguel ou se alimentar. Casos assim foram noticiados pelo serviço em português da BBC, que aponta um problema adicional para essas pessoas: muitos tem receio de ir ao medico, pois correm o risco de ser identificados como ilegais e acabar sendo deportados.


Situações similares ocorrem em Portugal, país onde mais cresceu o contingente brasileiro nos últimos anos. Em matéria publicada pelo Portal R7, a agência de notícias Reuters relata casos em que brasileiros perderam seus empregos e acabaram na rua, sem renda, alimentação ou condições para regressar ao Brasil.


Mesmo quando conseguem comprar as passagens, muitos vôos vem sendo cancelados e as datas marcadas para a viagem de volta ao país nem sempre são cumpridas pelas empresas aéreas. Mais de 150 mil brasileiros hoje vivem em Portugal, a maior comunidade estrangeira estabelecida naquele país.


Destino que vem se tornando popular entre brasileiros que procuram outro país para viver e estudar, a Nova Zelândia também relata dificuldades. Imigrantes vem enfrentando a perda de renda e aceitando trabalhos irregulares, com salários abaixo do que determinam as leis locais e sem recolhimento de impostos.


Segundo o New Zealand Herald, um dos principais diários do país, um em cada dez trabalhadores no país é estrangeiro com visto temporário. Autoridades locais vem orientando essas pessoas a procurar a embaixada de seus países, o que na maioria das vezes não soluciona as dificuldades para os que estão no país ilegalmente.


O maior contingente de brasileiros fora do país está nos Estados Unidos, de onde vem diversos relatos de dificuldades em várias frentes. Como se trata de uma comunidade maior e estabelecida há mais tempo, em alguns locais existem instituições formadas pela comunidade que prestam auxílio aos impactados pela pandemia. É o que se observa em Newark, cidade no estado de Nova Jersey muito próxima de Nova York e tradicional destino de imigrantes brasileiros.


Matéria da Agência Estado publicada pelo jornal A Gazeta de Vitória (ES) traz relatos dramáticos envolvendo brasileiros que entraram nos EUA cruzando a fronteira com o México no início da pandemia. Pessoas nessa situação, ilegalmente no país, não recebem apoio dos órgãos americanos e ficam na dependência de organizações não governamentais. Muitos ficam sem ter onde morar, sem dinheiro ou qualquer condição de tentar regressar ao Brasil.


Ainda nos EUA, a BBC relata uma crise ocorrendo em alguns dos principais centros de detenção de imigrantes ilegais. Detidos muitas vezes ao tentar entrar no país sem documentação, essas pessoas estão enfrentando desde alimentação precária à ausência de precauções para garantir o isolamento dos detidos ou de cuidados medicos para os que apresentam sintomas do Covid-19. Até o final de abril, 490 casos do novo coronavirus haviam sido confirmados entre os 31 mil detidos nos centros do ICE, o serviço americano de controle de imigração.


Na maioria dos países procurados por brasileiros, os processos formais de imigração foram paralizados em função da crise do Covid-19 e só serão retomados sem data para retomada. No caso de tentativas de entrada em outros países, as situações relatadas em outros países ilustram bem os riscos existentes, mesmo se não houvesse a pandemia.


Reino Unido BBC Brasil Sem trabalho, com fome e medo de ir ao medico: o drama dos brasileiros ilegais na quarentena em Londres https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52205706


Portugal Portal R7 / Agência Reuters Crise de coronavirus agrava situação de brasileiros em Portugal https://noticias.r7.com/internacional/crise-do-coronavirus-agrava-situacao-de-brasileiros-em-portugal-24042020


Nova Zelândia (em inglês) Covid19 coronavirus: Jobless immigrants face poverty, deportation, exploitation – immigration adviser https://www.nzherald.co.nz/business/news/article.cfm?c_id=3&objectid=12328490

Estados Unidos Agência Estado / A Gazeta (Vitória, ES) Imigrantes brasileiros ilegais recebem ajuda para enfrentar surto nos EUA https://www.agazeta.com.br/mundo/imigrantes-brasileiros-ilegais-recebem-ajuda-para-enfrentar-surto-nos-eua-0420


BBC (em inglês)

As coronavirus continues to spread, a crisis is growing

inside ICE immigration detention centres in the US


18 visualizações0 comentário

Um projeto da MediaLink Comunicação Corporativa

bottom of page